Pesquisar

Significado do Nome e Origem do Nome

Existe diferença entre significado do nome e origem do nome.

publicidade

É normal que que todos queiram saber o significado de seus nomes. Isso satisfaz não só uma curiosidade mas também traz um certo tipo de conforto saber que os pais podem ter se dedicado na escolha de um nome especial. Descobrir que seu nome tem um significado pode trazer muitas alegrias mas também pode trazer frustração. Tudo depende do estado de espírito de cada um.

Outra informação que pode render emoção é conhecer a origem do nome. Saber que um nome teve origem em junção de nomes ou ema dada região do planeta faz muita gente sentir-se bem.

Mas afinal, todo nome tem um significado? A resposta é: depende do que você considera um significado. Tradicionalmente as pessoas consideram um significado de um nome como uma tradução. Como exemplo podemos citar o nome "Pedro" que significa "pedra", ou ainda o sobrenome "Pereira" que significa "Pé de pera" (a árvore que dá o fruto da pera). Normalmente é por esse tipo de resposta que as pessoas procuram, mas infelizmente nem sempre isso é possível.

Algumas pais ao batizarem seus filhos, exercem fortemente a sua criatividade. Seja com junção de nomes (pega o início do nome do avô e junta com final do nome da avó, por exemplo) ou registrando o filho com um nome que não sabe como escreve, apenas conhece a sonoridade e então temos algo como "Odivan" (que vem da música "O Divã" do Roberto Carlos), Valdisnei (que era para ser Walt Disney), Djane ou Jeiny (que era para ser apenas Jane, cuja pronúncia em inglês se aproxima de algo como "djeine"). E isso acontece e aconteceu muito nos últimos anos. Daí hoje encontramos nomes que são verdadeiros mistérios quanto ao significado ou origem.

Significado do Nome

Se você possui um nome muito diferente e que possivelmente foi uma criação de seus pais, as chances de determinar um significado é muito difícil. Você deverá buscar por informações sobre a origem de seu nome e a partir dessa origem tentar identificar os nomes que deram origem ao seu e procurar pelos significados desses nomes.

Origem do Nome

Essa é ma informação mais fácil, pois temos como possíveis origens uma região geográfica, uma época, uma criação dos pais. Talvez ela não traga uma resposta definitiva, mas serve para despertar o interesse sobre assuntos relacionados a essa origem.

O mais importante não é você saber o significado ou a origem do nome mas sim você sentir-se bem quando ouve alguém pronunciar seu nome ou quando o vê escrito.

publicidade
publicidade